TIPOS DE CORES DE BETTA


Cores no betta splendens - O Betta Splendens é uns dos peixes que possuem a maior variação de cor, numa mesma espécie. Existem hoje, mais de vinte cores diferentes disponíveis para o amante do Betta.

Vermelho - A cor vermelha é uma das mais atrativas e cobiçadas pelos aquaristas. É uma variedade difícil de se purificar devido a presença de algum ponto azul ou verde, que "sujam" e tornam impuros esses vermelhos. Os exemplares mais puros possuem até nadadeiras peitorais vermelhas

Preto ou Melano - O preto é umas das variedades mais raras. É uma variedade difícil de se fixar, em razão de as fêmeas pretas serem pouco férteis e até estéreis. Porém não é uma das cores mais atrativas do aquarista perdendo muito longe na preferência pelo vermelho e o azul.

Amarelo - O amarelo é a ausência total da pigmentação vermelha no corpo do betta. É um betta delicado e bonito, e é um betta que não pode faltar em nenhum plantel de criadores.

Azul Metálico- O betta azul, é um dos bettas mais populares no mundo inteiro, sua cor metálica chama atenção de crianças e amantes do aquarismo. A cor azul de betta apareceu no mercado nacional em grandes quantidades somente no começo da década de 80. Apartir dessa data ele junto com o vermelho tornaram-se campeões de venda no Brasil inteiro.

Verde - O betta verde, junto com o vermelho é também de difícil purificação pois a alta irridescencia azul "sujam" a cor verde. É um betta que necessita de boas condições para demonstrar a coloração verde metálica forte, caso contrário em virtude do "stress", sua coloração se torna clara e pálida.

Branco ou Opaque - O super branco ao contrário do que muitos pensam não é o albino, pois não possue o olhos vermelho. Os machos brancos costumam não ser bons reprodutores, por isso normalmente se usam fêmeas brancas para fixar a linhagem.

Camboja - Os cambojas são bettas que tem ausente a pigmentação preta na coloração. Seu corpo costuma ser rosado claro sempre junto a outra cor que pode ser o vermelho, azul ou verde. Por estes cruzamentos entre cambojas, têm-se tirado bettas de coloração lilás, azul claro e roxo.

Azul Aço - Este betta azul aço apareceu nas primeiras importações no final da década de 80. Com tonalidade de um azul metálico acizentado normalmente com a cabeça escura quase preta, é um exemplar fino e de beleza singular.

Albino - O betta albino, como acontece com outras espécies de peixes ornamentais possue característica recessiva, são fracos, enxergam muito mal, e por esse motivo são os que se desenvolvem por ultimo numa ninhada tornando-se sempre maus reprodutores. Os machos desta espécie costumam ser pequenos e normalmente defeituosos. De coloração branco amarelada ,possue o olho vermelho devido a ausência total de melanina. Normalmente são usadas fêmeas albinas cruzadas com machos heterozigotos para o albinismo, no intuito de fixar as linhagens.

Mármore - O betta mármore é muito disputado entre os criadores, possue o corpo marmorizado normalmente com três cores diferentes, sendo a preta sempre principal. Um exemplar de corpo escuro azul ou preto, cabeça rosada e manchas vermelhas nas nadadeiras torna-o desejado por qualquer colecionador de betta.

Butterfly (borboleta) - Este betta possui sempre dupla coloração relacionado com as nadadeiras. Normalmente possui o corpo azul ou vermelho preenchendo com esta mesma coloração até a metade das nadadeiras, apartir daí pode ser transparente ou simplesmente branco. A situação inversa onde a coloração escura seja nas bordas tem sido constantemente tentado por criadores famosos no mundo todo, mas sempre sem sucesso significativo.