O SEGREDO DO CRESCIMENTO RÁPIDO DOS ALEVINOS

A ORIGEM DO BETTA LARANJA
Gene Lucas – Fama Magazine – Janeiro de 2008

Escrever artigos sobre personagens que freqüentam um ou outro hobby é comum em textos populares de não ficção. Orchid Fever de Eric Hanser, The Orchid Thief de Susan Orlean e A Passion for Daylilies de Sydney Eddison vêm a minha mente como exemplos disso. A versão aquarista destes textos parece que ainda não foi escrita, mas qualquer hobista dedicado pode atestar que não existe falta de material.

Antes de Gilbert Limhengco aparecer no cenário, laranja não era uma cor associada a bettas. Este é um macho Black Orange DT.Embora o valente solitário possa ser mais atrativo em se tratando de textos de ficção, o cerne de qualquer hobby não é definido por estes extremos, mas por um sólido trabalho de dedicados criadores que dotados de um espírito generoso e um olho cuidadoso e a disciplina e imaginação necessária em cruzamentos para desenvolver novas linhagens. Gilbert Limhengco imediatamente vem e minha mente como um destes entusiastas de bettas.

Gilbert Limhengco

Meu primeiro encontro com Gilbert Limhengco foi em meados da década de 90 quando eu estava começando a me interessar por Bettas. Limnhengco já era um criador conhecido na época, e eu me lembro dele especialmente por caminhar pelas salas de exposição da Convenção do Internacional Betta Congress (IBC), apontando finos detalhes nos bettas expostos e discutindo por sua experiência as interações e formas de herança das características, tal como o padrão butterfly e o efeito mármore. Ao fim da exposição, Limhengco deu-me alguns de seus peixes de altíssima qualidade que se tornaram a base para as reproduções que fiz ao longo de vários anos. Este tipo de generosidade e apreço é que fizeram organizações como o IBC crescer e florir.

Limhengco é um homem comportamento gentil e fala macia. Dentista por profissão trabalha em Sacramento, Califórnia, e freqüentemente viaja para as Convenções do IBC com sua esposa Sandy e seus filhos. Limhengco é um juiz do IBC, foi membro do Comitê de arbitragem do IBC, é um amigo do IBC e um grande mantenedor da Fundação Gene Lucas do IBC.

Um lutador de Coração

A gentileza de Limhengco esconde a face de um competidor de peso. O mais alto premio oferecido pelo IBC no circuito de exposições é o de Grande Campeão, que é oferecido ao exibidor com a maior pontuação total no ano de exposições. Isto significa planejamento, disciplina e trabalho duro.

Um competidor deve não apenas ter um olho apurado para qualidade, mas também criar bettas continuamente para ter ninhadas maduras durante todo o ano. Deve também manter linhagens múltiplas simultaneamente para competir efetivamente em várias classes. Além disso, os animais devem ser de alto nível e estar em excelentes condições. Cada animal deve ser tratado com muito trabalho.

No início do ano de exposições existem muitos criadores querendo este título. Mas em muitos anos a competição entre as esposas causa uma lacuna no cuidado diário para manter um plantel de qualidade, e isto influencia na qualidade final dos peixes. Como regra, se em março a competição está acirrada e Limhengco está expondo, a competição pode ser considerada decidida.

Limhengco foi Grande Campeão no ano de exposições de 1996-1997 (o ano de exposições do IBC inicia no início do segundo semestre de um ano e termina no fim do primeiro semestre do ano seguinte). A dedicação de Sandy e de seus filhos ajudando-o a manter sua criação, fizeram-no Grande Campeão também em 2004. Limhengco é um grande cara, mas competir com ele não é para qualquer um.

Bettas Laranjas

Uma olhada no site aquabid.com revela o atual entusiasmo pelos bettas laranjas. Bettas HM de laranja intenso, de corpo preto, bicolores de nadadeiras laranjas e outras variedades.

O laranja não é uma cor convencional em bettas. Eu não conheço qualquer menção sobre ela. Além disso, bettas do tipo selvagem não apresentam qualquer cor laranja. Na verdade, a origem dos bettas de cor laranja pode ser traçada na criação de peixes de Limhengco.

Em 1996 e 1997, Limhengco começou a produzir peixes com uma tonalidade laranja distinta. Eles eram expostos na classe de variações de cor das exposições do IBC. Eu lembro-me claramente destes peixes – eles eram novidade. Eles não eram nem amarelos nem vermelhos, mas uma tonalidade entre as duas cores.
Limhengco mantinha uma linhagem de laranjas que era selecionada pela qualidade de suas nadadeiras e outra pela cor. Os peixes não eram perfeitos nem no formato das nadadeiras nem na profundidade das cores, o que é inevitável quando uma genuína novidade está sendo desenvolvida.

A origem da linhagem é interessante. Limhengco conta, “comecei a cruzar os amarelos mais intensos e mantive cruzando peixes com estas características. O que eu queria eram amarelos intensos, não laranjas. Depois de várias gerações, eu os cruzei com um mármore avermelhado sem iridescências ou escamas pretas. Na primeira geração, não apareceram nem amarelos nem laranjas, mas multicoloridos. Eu peguei os peixes entre eles mais fechados para o laranja em cor e cruzei-os.

Na segunda geração, eu selecionei uns poucos peixes que tinham nadadeiras laranjas – não completamente laranjas, mas bastante laranjas para distinguí-los dos demais – e cruzei-os entre si. Eu acredito que o gene mármore de alguma maneira se modificou em uma nova cor. Em minha opinião, os mármores são a chave para novas cores.“

As origens desconhecidas do laranja

Biologicamente, a cor laranja deve ser estudada tanto geneticamente quanto bioquimicamente. O fato de que quando cruzamos laranjas com vermelhos obtemos ninhadas vermelhas é consistente com o fato da característica ser recessiva, mas a aplicação da terminologia não é apropriada até que se estabeleça ou não que a característica é controlada por um único gene.

Não seria de todo incomum encontrar um gene que altere bioquimicamente o pigmento vermelho de tal maneira que ele reflita a luz em tons de laranja, pois esta é a base hipotética da pigmentação dos bettas amarelos. Seria de grande interesse visualizarmos os cromatóforos dos peixes laranjas para determinar se o pigmento é realmente laranja ou a cor laranja deriva-se de uma mistura de cromatóforos amarelos e vermelhos.

A maneira com que Limhengco descreveu o desenvolvimento da linhagem é biologicamente consistente com o desenvolvimento de uma nova – ou seja, desconhecida – mutação. Muitas das novas cores que temos visto em bettas não são novas biologicamente falando. Elas são simplesmente novas combinações de cores conhecidas ou, tal como as cores metálicas, desenvolvidas por cruzamento com animais do tipo selvagem em que as cores já eram encontradas.

Mutações novas são raras e podem nunca acontecer em uma vida inteira de criação. A hipótese de Limhengco sobre a influência do gene mármore nesta mutação é plausível biologicamente. A marmorização descreve um processo onde a pigmentação desaparece (e algumas vezes reaparece) durante o tempo de vida do peixe. Variações de padrões são comuns na natureza, desce a mudança de cor da pele de animais à pigmentação das folhas de plantas ornamentais. Muitos mecanismos genéticos produzem este efeito.
Um mecanismo genético é a transposição. Ela é causada por um gene “saltador” que se move de uma locação do genoma para outra. Quando um gene salta, pode silenciar o gene para onde saltou e, se o gene controlar pigmentação, resultar em variações.

A família de Limhengco, da esquerda para direita, Gilbert, Sandy, Winston e Jonathan. Winston, Jonathan e Gilbert são criadores de bettas campeões.Bárbara McClintock ganhou o prêmio Nobel pela descoberta da transposição em seus estudos das variações dos padrões do cerne de milho indiano. Se a transposição é a causa da marmorização em bettas – isto ainda não foi bem estabelecido – então o aparecimento de uma nova variedade de cor oriundo de um cruzamento com mármores pode ter acontecido.

Tão extraordinário quanto o acontecimento da detecção e o desenvolvimento de uma nova cor possa ser, o esforço inicial de Limhengco garantiu a estabilização da cor. Não menos importante que o desenvolvimento das linhagens originais foi a generosidade de Limhengco em assegurar que a nova característica não se perdesse.

Na segunda metade dos anos 90, Limhengco encorajou outros criadores a trabalhar com a cor laranja, dando sempre material a aqueles que se interessassem em fazê-lo. Ele ofereceu estes peixes primeiramente aos criadores amigos do IBC da América do Norte e depois aos outros membros do IBC. Ele cedeu material desde 1996 para colegas no Japão e para a Europa em 2000. Mais tarde, criadores em Taiwan e na Tailândia foram agraciados com os peixes de Limhengco.

Limhengco não cria mais bettas laranja, mas ele pode orgulhar-se de saber que criadores do mundo todo estão agora trabalhando com sucesso em fixar a cor que ele desenvolveu, em linhagens de plakats, crowntails e halfmoons.

A Família em Primeiro Lugar

O processo da manutenção dos peixes de Linhengco é um esforço familiar. “Logo cedo, meus filhos me ajudam na troca de água e alimentação. Nós separamos peixes das cores que eles gostam e os reproduzimos. Agora eles são aptos a separar seus próprios peixes, reproduzi-los e desenvolvê-los até ficarem adultos e prontos para exposições, embora eles permaneçam me pedindo para checar de tempos em tempos”.

Os filhos de Limhengco não são apenas criadores de bettas, são também grandes campeões. Jonathan, de 13 anos, ganhou o prêmio de Grande Campeão do IBC no ano de exposições de 2004-2005; seu irmão Winston repetiu o feito acumulando o maior número de pontos no ano de exposições de 2006-2007. Ambos os rapazes são estudantes classe A e competitivos jogadores de tênis. Eles ganharam a mais recente feira de ciências em sua escola, com um projeto sobre os efeitos da temperatura no crescimento, porcentagem sexual nos nascimentos e doenças em bettas.

Para aqueles que pensam em ganhar o Grande Campeonato no futuro, eu tenho notícias: Winston e Jonathan têm um irmão mais novo chamado Ethan. Eu suspeito que o último capítulo desta estória ainda vai ser escrito.










A ORIGEM DO BETTA LARANJA
Gene Lucas – Fama Magazine – Janeiro de 2008

Escrever artigos sobre personagens que freqüentam um ou outro hobby é comum em textos populares de não ficção. Orchid Fever de Eric Hanser, The Orchid Thief de Susan Orlean e A Passion for Daylilies de Sydney Eddison vêm a minha mente como exemplos disso. A versão aquarista destes textos parece que ainda não foi escrita, mas qualquer hobista dedicado pode atestar que não existe falta de material.

Antes de Gilbert Limhengco aparecer no cenário, laranja não era uma cor associada a bettas. Este é um macho Black Orange DT.Embora o valente solitário possa ser mais atrativo em se tratando de textos de ficção, o cerne de qualquer hobby não é definido por estes extremos, mas por um sólido trabalho de dedicados criadores que dotados de um espírito generoso e um olho cuidadoso e a disciplina e imaginação necessária em cruzamentos para desenvolver novas linhagens. Gilbert Limhengco imediatamente vem e minha mente como um destes entusiastas de bettas.

Gilbert Limhengco

Meu primeiro encontro com Gilbert Limhengco foi em meados da década de 90 quando eu estava começando a me interessar por Bettas. Limnhengco já era um criador conhecido na época, e eu me lembro dele especialmente por caminhar pelas salas de exposição da Convenção do Internacional Betta Congress (IBC), apontando finos detalhes nos bettas expostos e discutindo por sua experiência as interações e formas de herança das características, tal como o padrão butterfly e o efeito mármore. Ao fim da exposição, Limhengco deu-me alguns de seus peixes de altíssima qualidade que se tornaram a base para as reproduções que fiz ao longo de vários anos. Este tipo de generosidade e apreço é que fizeram organizações como o IBC crescer e florir.

Limhengco é um homem comportamento gentil e fala macia. Dentista por profissão trabalha em Sacramento, Califórnia, e freqüentemente viaja para as Convenções do IBC com sua esposa Sandy e seus filhos. Limhengco é um juiz do IBC, foi membro do Comitê de arbitragem do IBC, é um amigo do IBC e um grande mantenedor da Fundação Gene Lucas do IBC.

Um lutador de Coração

A gentileza de Limhengco esconde a face de um competidor de peso. O mais alto premio oferecido pelo IBC no circuito de exposições é o de Grande Campeão, que é oferecido ao exibidor com a maior pontuação total no ano de exposições. Isto significa planejamento, disciplina e trabalho duro.

Um competidor deve não apenas ter um olho apurado para qualidade, mas também criar bettas continuamente para ter ninhadas maduras durante todo o ano. Deve também manter linhagens múltiplas simultaneamente para competir efetivamente em várias classes. Além disso, os animais devem ser de alto nível e estar em excelentes condições. Cada animal deve ser tratado com muito trabalho.

No início do ano de exposições existem muitos criadores querendo este título. Mas em muitos anos a competição entre as esposas causa uma lacuna no cuidado diário para manter um plantel de qualidade, e isto influencia na qualidade final dos peixes. Como regra, se em março a competição está acirrada e Limhengco está expondo, a competição pode ser considerada decidida.

Limhengco foi Grande Campeão no ano de exposições de 1996-1997 (o ano de exposições do IBC inicia no início do segundo semestre de um ano e termina no fim do primeiro semestre do ano seguinte). A dedicação de Sandy e de seus filhos ajudando-o a manter sua criação, fizeram-no Grande Campeão também em 2004. Limhengco é um grande cara, mas competir com ele não é para qualquer um.

Bettas Laranjas

Uma olhada no site aquabid.com revela o atual entusiasmo pelos bettas laranjas. Bettas HM de laranja intenso, de corpo preto, bicolores de nadadeiras laranjas e outras variedades.

O laranja não é uma cor convencional em bettas. Eu não conheço qualquer menção sobre ela. Além disso, bettas do tipo selvagem não apresentam qualquer cor laranja. Na verdade, a origem dos bettas de cor laranja pode ser traçada na criação de peixes de Limhengco.

Em 1996 e 1997, Limhengco começou a produzir peixes com uma tonalidade laranja distinta. Eles eram expostos na classe de variações de cor das exposições do IBC. Eu lembro-me claramente destes peixes – eles eram novidade. Eles não eram nem amarelos nem vermelhos, mas uma tonalidade entre as duas cores.
Limhengco mantinha uma linhagem de laranjas que era selecionada pela qualidade de suas nadadeiras e outra pela cor. Os peixes não eram perfeitos nem no formato das nadadeiras nem na profundidade das cores, o que é inevitável quando uma genuína novidade está sendo desenvolvida.

A origem da linhagem é interessante. Limhengco conta, “comecei a cruzar os amarelos mais intensos e mantive cruzando peixes com estas características. O que eu queria eram amarelos intensos, não laranjas. Depois de várias gerações, eu os cruzei com um mármore avermelhado sem iridescências ou escamas pretas. Na primeira geração, não apareceram nem amarelos nem laranjas, mas multicoloridos. Eu peguei os peixes entre eles mais fechados para o laranja em cor e cruzei-os.

Na segunda geração, eu selecionei uns poucos peixes que tinham nadadeiras laranjas – não completamente laranjas, mas bastante laranjas para distinguí-los dos demais – e cruzei-os entre si. Eu acredito que o gene mármore de alguma maneira se modificou em uma nova cor. Em minha opinião, os mármores são a chave para novas cores.“

As origens desconhecidas do laranja

Biologicamente, a cor laranja deve ser estudada tanto geneticamente quanto bioquimicamente. O fato de que quando cruzamos laranjas com vermelhos obtemos ninhadas vermelhas é consistente com o fato da característica ser recessiva, mas a aplicação da terminologia não é apropriada até que se estabeleça ou não que a característica é controlada por um único gene.

Não seria de todo incomum encontrar um gene que altere bioquimicamente o pigmento vermelho de tal maneira que ele reflita a luz em tons de laranja, pois esta é a base hipotética da pigmentação dos bettas amarelos. Seria de grande interesse visualizarmos os cromatóforos dos peixes laranjas para determinar se o pigmento é realmente laranja ou a cor laranja deriva-se de uma mistura de cromatóforos amarelos e vermelhos.

A maneira com que Limhengco descreveu o desenvolvimento da linhagem é biologicamente consistente com o desenvolvimento de uma nova – ou seja, desconhecida – mutação. Muitas das novas cores que temos visto em bettas não são novas biologicamente falando. Elas são simplesmente novas combinações de cores conhecidas ou, tal como as cores metálicas, desenvolvidas por cruzamento com animais do tipo selvagem em que as cores já eram encontradas.

Mutações novas são raras e podem nunca acontecer em uma vida inteira de criação. A hipótese de Limhengco sobre a influência do gene mármore nesta mutação é plausível biologicamente. A marmorização descreve um processo onde a pigmentação desaparece (e algumas vezes reaparece) durante o tempo de vida do peixe. Variações de padrões são comuns na natureza, desce a mudança de cor da pele de animais à pigmentação das folhas de plantas ornamentais. Muitos mecanismos genéticos produzem este efeito.
Um mecanismo genético é a transposição. Ela é causada por um gene “saltador” que se move de uma locação do genoma para outra. Quando um gene salta, pode silenciar o gene para onde saltou e, se o gene controlar pigmentação, resultar em variações.

A família de Limhengco, da esquerda para direita, Gilbert, Sandy, Winston e Jonathan. Winston, Jonathan e Gilbert são criadores de bettas campeões.Bárbara McClintock ganhou o prêmio Nobel pela descoberta da transposição em seus estudos das variações dos padrões do cerne de milho indiano. Se a transposição é a causa da marmorização em bettas – isto ainda não foi bem estabelecido – então o aparecimento de uma nova variedade de cor oriundo de um cruzamento com mármores pode ter acontecido.

Tão extraordinário quanto o acontecimento da detecção e o desenvolvimento de uma nova cor possa ser, o esforço inicial de Limhengco garantiu a estabilização da cor. Não menos importante que o desenvolvimento das linhagens originais foi a generosidade de Limhengco em assegurar que a nova característica não se perdesse.

Na segunda metade dos anos 90, Limhengco encorajou outros criadores a trabalhar com a cor laranja, dando sempre material a aqueles que se interessassem em fazê-lo. Ele ofereceu estes peixes primeiramente aos criadores amigos do IBC da América do Norte e depois aos outros membros do IBC. Ele cedeu material desde 1996 para colegas no Japão e para a Europa em 2000. Mais tarde, criadores em Taiwan e na Tailândia foram agraciados com os peixes de Limhengco.

Limhengco não cria mais bettas laranja, mas ele pode orgulhar-se de saber que criadores do mundo todo estão agora trabalhando com sucesso em fixar a cor que ele desenvolveu, em linhagens de plakats, crowntails e halfmoons.

A Família em Primeiro Lugar

O processo da manutenção dos peixes de Linhengco é um esforço familiar. “Logo cedo, meus filhos me ajudam na troca de água e alimentação. Nós separamos peixes das cores que eles gostam e os reproduzimos. Agora eles são aptos a separar seus próprios peixes, reproduzi-los e desenvolvê-los até ficarem adultos e prontos para exposições, embora eles permaneçam me pedindo para checar de tempos em tempos”.

Os filhos de Limhengco não são apenas criadores de bettas, são também grandes campeões. Jonathan, de 13 anos, ganhou o prêmio de Grande Campeão do IBC no ano de exposições de 2004-2005; seu irmão Winston repetiu o feito acumulando o maior número de pontos no ano de exposições de 2006-2007. Ambos os rapazes são estudantes classe A e competitivos jogadores de tênis. Eles ganharam a mais recente feira de ciências em sua escola, com um projeto sobre os efeitos da temperatura no crescimento, porcentagem sexual nos nascimentos e doenças em bettas.

Para aqueles que pensam em ganhar o Grande Campeonato no futuro, eu tenho notícias: Winston e Jonathan têm um irmão mais novo chamado Ethan. Eu suspeito que o último capítulo desta estória ainda vai ser escrito.








SEGREDOS DOS CRIADORES
Acelerando o crescimento dos seus filhotes – Vitória Parnel
Porque meus filhotes não crescem
tão rápido quanto os que eu vejo em
sites?
Muitos criadores experientes têm
esta dúvida, então comentaremos sobre
isso. Vamos explicar como fazer os seus
filhotes crescerem mais rápido.
Nós lemos nas listas do site
Aquabid ou vemos Bettas nos websites de
alguns grandes criadores dizendo que
Bettas como o da foto ao lado tem somente 2 ou 3 meses de idade, e então
para nosso desespero olhamos para os nossos de 4 meses e nos perguntamos
o que está acontecendo de errado. A vantagem do crescimento rápido de seus
Bettas é, com certeza, que você pode alcançar suas metas muito mais rápido
por poder realizar cruzamentos a cada 3-4 meses ao invés de 7-8 meses. Uma
vez quase todos nós fomos atraídos em criar Bettas, em particular, devido a
quase ilimitada combinação de cor/padrões possíveis com eles, fazer
cruzamentos em gerações subseqüentes rapidamente é de nosso interesse.
No entanto, você pode ser daqueles criadores que gostam de criar
Bettas como uma forma de relaxamento mental, ou para passar o tempo e
prefira criá-lo lentamente. Neste caso, o texto que se segue pode ser útil a você
se você tiver interessado em expor seus peixes ou vendê-los, e quiser que eles
cresçam o mais rápido possível em um tempo limitado.
Água
Para mim é o parâmetro mais importante – a qualidade da água. A
maioria dos novos criadores não muda água com a freqüência necessária para
otimizar o crescimento dos filhotes. Uma justificativa comum é que muitos
criadores conscienciosos somente sentem a necessidade de mudar a água
uma ou duas vezes por semana, o bastante para manter a quantidade de
nitratos/nitritos e amônia em níveis saudáveis. Embora isto seja recomendável
e faça com que seus filhotes permaneçam saudáveis, mudanças de água duas
vezes por semana não são suficientes para estimular o crescimento no máximo
que você possa alcançar.
As explicações para isso são simples. Estudos científicos mostram que
muitos peixes, incluindo Bettas, excretam hormônios que atuam como
inibidores do crescimento. Na comunidade dos criadores de Bettas já é
bastante conhecido que este hormônio do crescimento reduz o potencial ou
diminui o tamanho dos peixes de uma ninhada, dando vantagem aos filhotes
maiores e mais saudáveis. Embora isto sirva de longa data para explicar
algumas vezes as dramáticas diferenças entre os filhotes de uma mesma
ninhada e explique também porque ao jarreá-los eles se desenvolvam mais
rápido, é de minha opinião pessoal, baseado no que eu tenho lido, que este
hormônio realmente trabalha para limitar o crescimento dos peixes e não
saturar o meio ambiente onde eles vivem. Na natureza isto deve ser uma
defesa, assegurando que haja bastante espaço e alimentação para todos. Nos
nossos aquários é muito inconveniente. Várias centenas de jovens filhotes em
um aquário de 40 litros cedo produzirão muito hormônio para limitar
severamente o crescimento a menos que a água seja trocada freqüentemente.
Eu mudo a água de meus tanques de crescimento pelo menos 50% todo dia.
Outros criadores de sucesso mudam de 80 -100% por dia, com excelentes
resultados.
As mudanças da água devem iniciar com cerca de 2 semanas de idade.
Se você iniciou com o aquário pela metade, então com 2 semanas você pode
começar a adicionar água, 4 litros de cada vez, até que encha o aquário. Isto
deve levar cerca de 4-7 dias, e depois deste tempo eles estarão grandes o
bastante para que você possa sifonar o aquário com mais facilidade.
Simplesmente remova os detritos do fundo do tanque com uma mangueira de
ar (eu a coloca dentro de um tubo plástico mais duro para que eu possa
manuseá-la melhor) e cuidadosamente sifono o fundo do aquário. Quando ele
está limpo o bastante, você pode remover os restantes 50% da água do topo
com um copo limpo, o que torna o trabalho mais rápido, e você pode ver se
acidentalmente pegar um filhote. Quando metade da água tiver sido removida,
simplesmente complete o aquário com água limpa, envelhecida e tratada. Eu
não recomendo a troca de mais de 50-70% por dia. Embora os peixes cresçam
mais rápido removendo todo o hormônio da água, eu acho que mudanças de
água completas tendem a estressar por demais os filhotes.
Uma vez que eles estejam jarreados individualmente, você pode
continuar a explorar o crescimento trocando 100% da água todo dia.
Alimentação
Embora eu recomende sempre alimentar os filhotes com a melhor
comida que você possa encontrar, eu acho que a alimentação vem em
Segundo lugar em relação a qualidade da água. Tenho mandado Bettas para
exposições com 4 meses, apenas com rações peletizadas e maciças trocas de
água. Alimento vivo e congelado não são críticos para crescimento rápido, mas
eles melhoram a saúde e a condição geral de seu peixe, que contribuem para
um tamanho melhor – então use-os sempre que você puder.
Um método interessante de acelerar o crescimento de filhotes de Bettas
é usado pelo criador do IBC, Panerio, que coloca seus peixes em exposições
com a idade de apenas 8-12 semanas usando está técnica. Ele combina trocas
de água maciças com grandes quantidades de alimento vivo com alto teor de
proteína. A escolha do alimento depende do tamanho do peixe; ele oferece ao
maior alimento que os filhotes podem por com sucesso em suas bocas. Ele
alimenta várias vezes ao dia, tantas vezes quanto ele possa. Alguns podem
considerar este método extremo, uma vez que resulta em perda de filhotes por
superalimentação, no entanto produz resultados! Como mencionado, ele
também troca grandes volumes de água em seus aquários de filhotes, um
poderoso manejo que produz grandes, belos e completamente crescidos
bettas, numa fração do tempo.
Eu sei que a troca maciça de água diariamente, especialmente por quem
tem vários aquários, pode tomar um bom tempo. Isto pode ser difícil de manter,
ainda mais se você trabalha, tem família e outras atividades que não sejam
peixes. Digo apenas para você – experimente uma vez! – e veja o que
acontece. Mudanças freqüentes de água e boa alimentação produzem
espécimes melhores quando maduros. Então, arregace as mangas e vá trocar
a água de seus aquários. Acredito que se você experimentar nunca mais vai
mudar o seu manejo.


















ESPLICAÇÕES SOBRE OS ALTOS PREÇOS DE BETTA


MATERIAL QUE PROCURA ESCLARECER O PORQUE DE ALGUNS BETTAS SEREM TÃO
CAROS
COMO AVALIAR UM BETTA HALF MOON?
COMO CONTAR O Nº DE RAIOS?
QUAIS AS QUALIDADES IMPORTANTES?
CORES E TIPOS RAROS?
FALAREI DE FORMA SIMPLES E RÁPIDA, MAS QUALQUER DÚVIDA, POR GENTILEZA
ENTREM EM CONTATO VIA E-MAIL ( www.edbettas.vze.com /
edmarmuragaki@yahoo.com.br )
BETTA HALF MOON: ÂNGULO CAUDAL DE 180º, SENDO QUE AS NADADEIRAS:
CAUDAL, ANAL E DORSAL SÃO SOBREPOSTAS QUANDO O BETTA SE ABRE.
CAUDAL COM FORMATO DE SEMI-CIRCULO
Pontas arredondadas.
Este betta não é um HM
Pontas arredondadas
nas 2 extremidades
Falta grave.
ABAIXO UMA CAUDAL PERFEITA, COM RAIOS RETOS, PORÉM, EU PREFIRO
A CAUDAL CURVADA ( DA DIREITA) FECHANDO PARA O CORPO, SÓ ASSIM, NESTA
FORMAÇÃO, TEREMOS OS OVER HALF MOONS, OU SEJA, OS QUE ULTRAPASSAM A
BARREIRA DOS 180º.
Raios curtos
das
extremidades.
Falta maior.
Uma excelente
caudal, com
raios grandes
nas
extremidades
até o fim e
raios retos.
EU ACREDITO QUE ESTA É A DÚVIDA MAIS COMUM. O QUE É UM BETTA DE 8 RAIOS?
O QUE É UM BETTA DE 16 RAIOS? O PORQUE DE SE PAGAR TANTO POR ISSO?
QUANTOS RAIOS TEM O BETTA ABAIXO?
ACERTOU QUEM FALOU 8.
OBSERVEM: O RAIO SAI DO PENDÚNCULO CAUDAL (ONDE NASCE) COMO UM RAIO
(PRIMARY RAYS), SE RAMIFICA (SECONDARY RAYS), SE RAMIFICA NOVAMENTE ,
ESTAMOS JÁ FALANDO EM 4 RAIOS (TERCIARY RAYS) E FINALMENTE O
QUARTENARY RAYS, RAIOS QUARTENARIOS QUE FINALIZAM NA BORDA DA CAUDAL
COM 8 RAIOS.
MACHOS HALF MOON, NORMALMENTE TEM NO MÍNIMO 8 RAIOS
BETTAS OVER HALF MOON CHEGAM A TER 32 RAIOS
http://www34.brinkster.com/edbettas/grizzleA.JPG
BETTAS FEATHER TAIL, ROSE TAIL http://www34.brinkster.com/edbettas/101_0101A.JPG
OU CAUDA DE PLUMA, TAMANHA RARIDADE, CHEGAM A TER 64 PONTAS À VALORES
INCONTÁVEIS ATÉ COM O AUXILIO DE UMA AMPLIAÇÃO EM FOTO DIGITAL,
CHEGANDO À 128 RAIOS, TAMANHA MUTAÇÃO.
VOCÊ VENDERIA OU GUARDARIA COMO UM TROFÉU ESTE PRESENTE DA
NATUREZA?
FEMEAS DE 8 RAIOS – PROPORÇÃO DE NASCIMENTO 1 PARA 500
FEMEAS DE 16 RAIOS - PROPORÇÃO DE NASCIMENTO 1 PARA 1000
POR ISSO QUE ELAS ATINGEM ALTISSIMOS VALORES, QUANDO SÃO VENDIDAS!!!
AGRADEÇA O CRIADOR QUANDO DISPONIBILIZAR UMA DESSAS.
MACHOS SEGUEM A MESMA PROPORÇÃO DE VALOR.
NADADEIRA DORSAL E CAUDAL SE RAMIFICAM TAMBÉM, PORÉM, MUITO MENOS.
VEJA ABAIXO UMA EXCELENTE SIMETRIA DAS NADADEIRAS, PENSE NUM CIRCULO
IMAGINARIO
PROPORÇÃO DE COMPRIMENTO, CORPO = 0,66 DO TAMANHO DO COMPRIMENTO DA
NADADEIRA CAUDAL
NADADEIRA DORSAL DEVE SER LARGA, COBRINDO A CAUDAL. PRIMEIRO RAIO
RETO E COMPRIDO ATÉ A EXTREMIDADE, CONTINUAMENTE E SUAVEMENTE ATÉ
ENCONTRO COM A CAUDAL.
A NADADEIRA ANAL DEVE “COMBINAR” EM VOLUME COM DORSAL, COBRINDO UMA
PARTE DA CAUDAL TAMBÉM. RAIOS TODOS RETOS E COMPRIDOS, SEGUINDO AS
PROPORÇÕES ABAIXO.
O VALOR DO BETTA ESTÁ RELACIONADO COM A COR TAMBÉM.
EXEMPLO DE CORES “CRIADAS” NOS ÚLTIMOS ANOS: COPPER, RED COPPER (DRAGON),
MUSTARDGAS, COPPER KATCHUP-OIL, YELLOW, YELLOW GOLD, RED GOLD, GOLD, GRIZLLE,
GREEN MASK BLACK LACE (SNAKE FACE), BLUE MASK SNAKE FACE, WHITE OPAQUE,
PLATINUM, ETC.
QUANTO MAIS NOVIDADE, RARICIDADE E DIFICULDADE DE MANTÊ-LAS, SERÃO LINHAGENS
MAIS CARAS NO MERCADO NACIONAL E INTERNACIONAL.
SÃO PEQUENOS DETALHES QUE TORNAM AS DIFERENÇAS GRANDES.
EU ACREDITO QUE A OBSCESSÃO PELA PERFEIÇÃO É FATOR FUNDAMENTAL PARA SE
MELHORAR CADA VEZ MAIS ESTAS LINHAGENS .
ÓTIMOS BETTAS E SORTE A TODOS.
EDMAR MURAGAKI
WWW.EDBETTAS.VZE.COM