REPRODUÇÃO DE ACARAS

Pterophyllum scalare
O acará é natural da floresta amazônica, tendo um formato exótico e sendo considerado um dos símbolos do aquarismo. Prefere, em ambiente natural, águas calmas, ricas em vegetação de várzea e não muito profundas. É um peixe um pouco "assustado", bastando um movimento brusco na água para que ele dê um "arranque".

O acará bandeira chega a viver até 7 anos, desde que as condições sejam favoráveis. O pH deve ser ligeiramente ácido (aproximadamente 6.6 a 6.8) e deve haver muita vegetação (basicamente plantas de folhas compridas, como valisnéria, devido ao formato do acará). Não é aconselhável colocá-lo com pequenos peixes, pois apesar de dóceis, os acarás podem vir a ingeri-los.




Reprodução:

Na época da reprodução, os acarás se tornam bastante agressivos. Caso haja vários indivíduos no aquário, eles formam casais, que se destacam dos outros. A reprodução é obtida em cativeiro sem grande dificuldade.

Os ovos são aderentes e a fêmea os coloca sobre rochas, plantas ou qualquer objeto, como potes de barro. Após a postura, os pais ficam abanando as nadadeiras para que haja uma perfeita oxigenação dos ovos. A eclosão se dá após 36 a 48 horas, em média. Ao nascerem, os filhotes ficam grudados ao local de postura dos ovos por um cordão que possuem na cabeça. Para se soltarem, ele ficam balançado-se de forma desordenada, até que se libertem e saiam nadando livremente. Os pais devem ser separados dos jovens após 20 dias do nascimento, pois eles já são auto-suficientes e nadam sozinhos à procura de alimento. Ele só devem ser alimentados quando já estiverem livres.




Ficha Técnica


Nome científico: Pterophyllum scalare Origem: Amazônia
Temperatura ideal: 24ºC - 30ºC pH ideal: 6,6 - 6,8
Comprimento máximo: 15 cm Alimentação: onívora

Comportamento: pacífico. Ocasionalmente, pode ingerir peixes pequenos.

Reprodução: ovípara, não muito difícil. Os ovos são soltos em folhas ou qualquer superfície, como jarros ou canos.

Dimorfismo sexual: na fêmea, o oviduto é nítido, além de seu ventre ser volumoso.

Cuidados especiais: evite colocá-los com peixes muito pequenos, que caibam em suas bocas.



Fotos