INFULSORIOS

Infusórios, o que é isso? Essa é a pergunta mais frequênte nos iniciantes em reproduções, mas não é nada complicado, os infusórios são seres em espécies microscópicas e espécies visíveis e olho nú, o microrganismo mais conhecido nos infusórios é o "parecium", ele é vísivel a olho nú. Como surge os infusórios? Os infusórios surgem de matérias orgânicas em decomposição que esteja em contato com a água ou humidade.

Como preparar uma infusão:

Para preparar uma infusão não é nada díficil, siga os passos abaixo:

-Coloque 1 litros de água "velha"(que esteja livre de poluentes, velha não é sinônimo de poluída!) do seu aquário em um recipiente de vidro(é bom pinta-lo de preto ou colocar um pano em cima, pois o excesso de luz provocará uma superpopulação de algas).

-Deixe uma folha de alface ou qualquer outro tipo(pode até ser ração) de vegetal secando ao sol, até ficar seco, isso vai demorar uns dois dias no sol, por isso se você estiver pretendendo reproduzir, primeiro prepare os infusórios.

-Depois do vegetal seco, coloque-o na água "velha", espere uns dois dias até o mesmo entrar em composição, logo formará os microrganismos que são os infusórios, será preciso que você alimente os infusórios, mas só fará isso quando a água da infusão passar da fase "opaca" para a fase cristalina, quer dizer que a matéria alimentícia deles acabou, será preciso que você coloque diariamente uma gota de leite para servir de alimento a eles. Depois de umas duas semanas essa infusão criará mau cheiro, é aconselhável fazer uma nova infusão.

Coleta dos infusórios:

Para fazer a coleta. basta você acender uma lanterna de foco pequeno direcionado em apenas um local do recipiente que esta o infusório, logo você verá seres 'brilhando" e a água se tornando mais cinzenta, é a concentração de infusórios, retire com uma seringa ou até mesmo com uma colher, sirva aos alevinos(use o mesmo método de atrair os infusórios para atrair os alevinos, assim a alimentação será mais aproveitada)umas 5 vezes ao dia.